No início de janeiro, estarei com mais um curso intensivo de teatro físico no Anjos 70. Espero encontrar vocês lá! Quando somos guiados pelo fluxo rítmico-orgânico do corpo e da voz, que outros 'modos de ser' são acionados? E qual a potência criativa desse processo? Qual a relação desse processo com memória e imaginário? Essas são algumas questões que nortearão o trabalho prático no Intensivo de Teatro Físico. As respostas virão do corpo em acto que aos poucos pode romper as sedimentações da percepção geradas na vida cotidiana. Nosso trabalho aponta para o desconhecido em nós, para um corpo-geológico e um corpo-memória, para a "entrada numa nova vida". O ator-performer neste trabalho de teatro físico é um viajante vigilante atento ao fluxo de associações do corpo, que opera numa lógica cheia de incompreensões. Portanto, silenciar a tagarelice da mente emitindo julgamentos o tempo inteiro. Aguçar as papilas da escuta. Estar pronto a re-agir.
Veja o evento no facebook.
Agradeço a todos pelo interesse e pela participação no Curso Intensivo de Teatro Físico que conduzi junto com Julia Medina no início de novembro nos Anjos 70. Foi uma experiência única! O espaço foi ótimo e a equipa dos Anjos 70 merece um agradecimento especial.
Fiquei muito feliz com o resultado alcançado pelo grupo, com a sinergia e o bom astral. Como a procura foi maior do que o número de vagas disponíveis, estou preparando outro curso para breve. Não será o mesmo curso, mas a proposta seguirá a mesma linha. Será uma oportunidade para quem não pode participar e para quem quer continuar seu trabalho. Espero encontrar-te lá! Pode-se dizer que a tendência de especialização presente nas diversas áreas de conhecimento também se percebe nas artes cênicas. Como, por exemplo, com a separação dos trabalhos de corpo e de voz no treinamento do ator. Essa forma de condução prejudica a visão de unidade corporal tão necessária ao nosso ofício. Afinal a voz e o corpo são indissociáveis no trabalho do ator. O corpo ressoa a nossa voz. A voz canaliza a nossa emoção, desnuda nosso inconsciente. Respiração, movimento da caixa toráxica, vibração das cordas vocais, movimento dos músculos da boca, o ar passando e dá-se a voz. Ao articular as palavras não pensamos nisso. Na maior parte das vezes, nem temos consciência dos mecanismos corporais internos envolvidos ao emitirmos som. Há ainda que se considerar a voz no espaço, o seu aspecto externo, quando o Outro ouve a voz que produzimos e a interpreta. Minha proposta consiste em trabalhar de forma integrada a voz e o corpo a partir da metodologia de Zygmunt Molik. Nas sessões de treinamento, utilizo os seus métodos, em especial, o "Alfabeto do Corpo" - um sistema que permite a conciliação pelo ator do seu corpo e da sua voz em seu processo de preparação. Minhas oficinas são voltadas para a preparação de atores, dubladores, narradores, contadores de histórias e todos que buscam expandir sua expressividade e criatividade. Nesse tema em particular, um dos meus livros preferidos é "O Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik". |
Foto acima:Gustavo Antunes -"Abstratas". Notas Digitais
Sabe aquele caderno que é mais do que uma agenda? Que está com você o tempo todo para várias anotações? Então, aqui compartilho alguns desses registos. Memórias
Dezembro 2020
Categorias
Todos
|