Pode-se dizer que a tendência de especialização presente nas diversas áreas de conhecimento também se percebe nas artes cênicas. Como, por exemplo, com a separação dos trabalhos de corpo e de voz no treinamento do ator. Essa forma de condução prejudica a visão de unidade corporal tão necessária ao nosso ofício. Afinal a voz e o corpo são indissociáveis no trabalho do ator. O corpo ressoa a nossa voz. A voz canaliza a nossa emoção, desnuda nosso inconsciente. Respiração, movimento da caixa toráxica, vibração das cordas vocais, movimento dos músculos da boca, o ar passando e dá-se a voz. Ao articular as palavras não pensamos nisso. Na maior parte das vezes, nem temos consciência dos mecanismos corporais internos envolvidos ao emitirmos som. Há ainda que se considerar a voz no espaço, o seu aspecto externo, quando o Outro ouve a voz que produzimos e a interpreta. Minha proposta consiste em trabalhar de forma integrada a voz e o corpo a partir da metodologia de Zygmunt Molik. Nas sessões de treinamento, utilizo os seus métodos, em especial, o "Alfabeto do Corpo" - um sistema que permite a conciliação pelo ator do seu corpo e da sua voz em seu processo de preparação. Minhas oficinas são voltadas para a preparação de atores, dubladores, narradores, contadores de histórias e todos que buscam expandir sua expressividade e criatividade. Nesse tema em particular, um dos meus livros preferidos é "O Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik". Os comentários estão fechados.
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Foto acima:Gustavo Antunes -"Abstratas". Notas Digitais
Sabe aquele caderno que é mais do que uma agenda? Que está com você o tempo todo para várias anotações? Então, aqui compartilho alguns desses registos. Memórias
Dezembro 2020
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